sexta-feira, 21 de setembro de 2007

é brincando que (também) se aprende!

sabe aquela história da pedrinha que é lançada no meio da lagoa, agitando as águas aos pouquinhos, e com esse agito vai se ampliando e se propagando até formar pequenas ondas que terminam chegando nas margens? pois é! Eu tenho um exemplo de como uma brincadeira aparentemente pequena pode se propagar, se expandir e mobilizar tantas pessoas em torno dela.

numa aula que dei há exatamente três semanas, falei para meus alunos sobre a importância da Amizade.

dentre as coisas que falei para eles, mencionei que faz de uma pessoa um amigo verdadeiro é a sintonia existente entre essa mesma pessoa e a outras. daí que um Amigo sabe das preferências do outro amigo, como por exemplo as coisas de que ele gosta, do que desgosta... enfim! conhece bem a pessoa a quem ele quer bem.

e aí mencionei o detalhe do aniversário, que é um dado aparentemente sem importância para a maioria das pessoas, mas que para os amigos é um dia especial. e perguntei quantos sabiam da data de aniversário de seus amigos. muitos disseram que sabiam de cor e salteado o aniversário de todos os amigos. foi quando de repente um aluno se levantou e disse: "professor, não preciso me lembrar de nenhuma data, porque o orkut* me lembra todas elas".

eu percebi o que foi dito, e peguei esse aluno pela Palavra que foi dita.

segui em frente e continuei minha aula, falando dos relacionamentos amistosos que a internet proporcionava, seja pela facilidade em contatar nossos velhos amigos, seja para fazer rapidamente outros novos amigos. por outro lado - penso eu - esse excesso de facilidade trazido pelos clicks poderia também com o tempo esfriar as relações, uma vez que as visitas pessoais poderiam ser trocadas por recadinhos e correntinhas da amizade, que vem na maior parte das vezes na forma de spam**.

pois bem, encerrei a aula dizendo a data de meu aniversário, e antes de falar, pedi atenção dos alunos para que eles fixassem bem a data. encerrei a aula e voltei para Casa. abri minha página no orkut e modifiquei o dia de meu aniversário para uma data próxima da aula que havia dado. depois disso, aguardei o dia do meu "aniversário".

já um dia antes da esperada data, a minha surpresa de quantos recados eu recebi! dos mais bonitos e mais ternos, não se limitado apenas aos meus alunos. a Brincadeira havia se expandido, como aquela pedrinha, e as proporções haviam aumentado um tanto. nisso, recebi felicitações de pessoas do meu trabalho e de outros âmbitos da minha vida, que são pessoas que quero muito bem, e que em alguns casos até estão apartadas do meu convívio diário. incluindo alguns familiares!

até Presente eu ganhei!

hoje, passada a situação, façamos agora um balancete. dessa situação pude retirar algumas lições bem importantes para minha vida:

1 - a máxima "para ser um amigo verdadeiro é necessário saber a data de aniversário" tornou-se uma mínima. datas são importantes - é verdade -, mas não determinam o grau de amizade e empatia entre as pessoas. apenas sinaliza uma atenção maior sua para com seu amigo e vice versa. mas convenhamos: se nossos Amigos atentos sabem a nossa data de aniversário, temos aí uma chance de aprendizado para exercitar nossa Memória e procurar saber o deles também, não é mesmo?

2 - procuro depois dessa situação ser bastante atento às informações mais elementares sobre os meus Amigos, como por exemplo, datas de aniversário!

3 - que preciso prestar muita atenção naquilo que falo - sobre as pessoas que conheço ou sobre mim mesmo - em qualquer ambiente, e sendo ele um ambiente virtual e aberto como é o caso da internet, mais atenção ainda!!!

4 - que nós devemos nos abraçar, nos felicitar e nos presentear mais vezes durante o ano.

* orkut é um site de relacionamentos onde as pessoas colocam informações pessoais, incluindo as datas de aniversário...
** mensagens de caráter duvidosamente intimista - geralmente na forma de correntinhas -, enviadas simultaneamente a uma infinidade de pessoas.

P.S.: pra não esquecer, a data do meu aniversário é dia 23 de Janeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário